Educação para a sustentabilidade: implicações para o currículo escolar e para a formação de professores

Autores

  • Ana Maria Freire Universidade de Lisboa; Centro de Investigação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p141-154

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, Formação de Professores

Resumo

Na sociedade actual, começamos a estar cada vez mais conscientes da necessidade de construir um futuro sustentável. A educação desempenha, por isso, um papel fundamental, sentindo-se a necessidade de um maior investimento a nível da formação de professores e da investigação. Nesta comunicação, discute-se o significado de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável, as orientações curriculares para o ensino da temática, a formação de professores e a investigação educacional que melhor se coaduna com esta dimensão. Com efeito, a educação para a sustentabilidade implica perspectivar uma nova orientação para a prática lectiva, enfatizando situações de aprendizagem activas, experienciais, colaborativas e dirigidas para a resolução de problemas a nível local, regional e global. Isto requer um novo modo de pensar o ensino e a aprendizagem que, certamente, influenciará a formação de professores.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

nd1273510340