Notas sobre educação ambiental e intervenções sociais

Autores

  • Maria Rita Avanzi Ministério do Meio Ambiente; Diretoria de Educação Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i1p167-184

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pesquisa-intervenção, Emancipação

Resumo

O propósito deste artigo é contribuir para as reflexões sobre o fazer pesquisa em educação ambiental a partir de intervenções sociais no cotidiano de grupos, comunidades ou movimentos sociais, considerados sujeitos de projetos educativos. As reflexões que ora se apresentam principiaram com questões suscitadas durante o desenvolvimento de uma tese de doutorado, inserida no contexto de uma pesquisa-intervenção junto a comunidades residentes no entorno de Unidades de Conservação. Do diálogo com referenciais teórico-metodológicos da pesquisa-ação, pesquisa participante e pesquisa-intervenção, as questões referentes à temática da educação ambiental e intervenções sociais foram agrupadas em três eixos: aspectos teórico-metodológicos, aspectos éticos da relação pesquisador(a)/educador(a) e grupos, bem como aspectos político-ideológicos do fazer pesquisa como prática social. Na ocasião da realização do III Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), em Ribeirão Preto-SP, em julho de 2005, desenvolveu-se um processo reflexivo junto ao Grupo de Discussão e Pesquisa (GDP) Educação Ambiental e Intervenções Sociais, em torno dos eixos supracitados. O presente texto estabelece um diálogo com os questionamentos que moveram os trabalhos do GDP, sistematizando-os e procurando trazer contribuições para o debate.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

nd1339646608