Conhecimento disciplinar: (im)possibilidades do discurso sobre a problemática ambiental

Autores

  • Luciana Palharini

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p29-48

Palavras-chave:

Discurso, Disciplina, Episteme

Resumo

Este ensaio apresenta a crise ambiental como um resultado do modo de vida da sociedade capitalista, que abrange os três "registros ecológicos" que constituem o ser humano: o do ambiente, o social eo da subjetividade, tal como é entendido por Félix Guattari. Realiza uma reflexão acerca das possibilidades do discurso sobre a problemática ambiental no contexto da produção do conhecimento na modernidade, a partir dos conceitos de discurso, disciplina, saber, verdade e poder desenvolvidos por Michel Foucault. Diante desses referenciais, apresenta algumas observações sobre a transversalidade do tema meio ambiente na educação, tal como foi adotada pelo MEC, indicando algumas impossibilidades dessa proposta. Por fim, propõe o conceito de Estado e máquina de guerra de Deleuze e Guattari para pensar algumas possibilidades para a educação ambiental.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

nd552047048