A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios

Autores

  • Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis UNESP; Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p89-107

Palavras-chave:

Pesquisa-ação participativa, crianças, formação de educadores ambientais

Resumo

As pesquisas participativas, que têm perspectivas sócio-históricas e, portanto, de superação da tradição empirista da pesquisa científica, vêm se consolidando como metodologia em educação ambiental exigindo reflexões e avaliações. Este artigo apresenta as análises de dezenove projetos de iniciação científica com a pesquisa-ação-participativa em educação ambiental orientados pela autora. As categorias de análise apresentadas são: a mediação do educador no processo grupal; os temas ambientais como geradores de um processo educativo; a participação; e, por último, as possibilidades e limites da pesquisa-ação-participativa em educação ambiental com crianças. As análises têm como objetivo contribuir para a consolidação da pesquisa-ação-participativa em educação ambiental como forma metodológica de produzir conhecimentos pedagógicos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que, na formação inicial dos educadores ambientais, a universidade realize uma relação intensa e competente com a comunidade, respondendo às suas necessidades de formação humana.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

nd283828425