A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p89-107Palavras-chave:
Pesquisa-ação participativa, crianças, formação de educadores ambientaisResumo
As pesquisas participativas, que têm perspectivas sócio-históricas e, portanto, de superação da tradição empirista da pesquisa científica, vêm se consolidando como metodologia em educação ambiental exigindo reflexões e avaliações. Este artigo apresenta as análises de dezenove projetos de iniciação científica com a pesquisa-ação-participativa em educação ambiental orientados pela autora. As categorias de análise apresentadas são: a mediação do educador no processo grupal; os temas ambientais como geradores de um processo educativo; a participação; e, por último, as possibilidades e limites da pesquisa-ação-participativa em educação ambiental com crianças. As análises têm como objetivo contribuir para a consolidação da pesquisa-ação-participativa em educação ambiental como forma metodológica de produzir conhecimentos pedagógicos e, ao mesmo tempo, proporcionar oportunidades para que, na formação inicial dos educadores ambientais, a universidade realize uma relação intensa e competente com a comunidade, respondendo às suas necessidades de formação humana.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
nd283828425
Como Citar
Tozoni-Reis, M. F. de C. (2007). A construção coletiva do conhecimento e a pesquisa-ação participativa: compromissos e desafios . Pesquisa Em Educação Ambiental, 2(2), 89-107. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p89-107