Historiando a dimensão ambiental nos programas escolares gaúchos

Autores

  • Sônia Balvedi Zakrzevsk Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Michèle Sato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v2i2p109-132

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Escola

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica na qual procuramos resgatar a história da Educação Ambiental (EA) na escola pública gaúcha, a partir da leitura e análise dos Programas de Ensino Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, propostos da década de 1930 a 2000. Percebemos que, ao longo da história, a EA esteve vinculada a diferentes valores e interesses e por isso tem apresentado objetivos, orientações metodológicas e políticas distintas. Na maior parte desse período, ela foi vinculada ao ensino de Ciências Naturais e abordada como conteúdo ou matéria. Apenas no final dos anos 90 deixa de ser uma temática marginalizada e as propostas oficiais sugerem sua integração à totalidade do currículo escolar. No início deste milênio, a EA gaúcha começa a apresentar uma identidade política própria.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

nd1050325983