Pesquisa em Educação: o debate modernidade e pós-modernidade

Autores

  • Sílvio Gallo UNICAMP; Departamento de Filosofia e História da Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p33-58

Palavras-chave:

Modernidade, Pós-modernidade, Pesquisa em educação, Conceito

Resumo

O artigo discute as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e da suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dada a ênfase dessa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. O artigo trabalha as questões epistemológicas e políticas da discussão modernidade/pós-modernidade, com suas implicações para a pesquisa em educação. Conclui com uma tomada de posição em nome do pensamento e da criação no campo da pesquisa educacional.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

nd1865210036