A Teoria Gaia é um conteúdo legítimo no ensino médio de Ciências?

Autores

  • Maria Daniela Martins Guimarães UFBA; Instituto de Biologia; Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas
  • Marina de Lima-Tavares UFMG; Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Nei de Freitas Nunes-Neto UFBA-UEFS; Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
  • Ricardo Santos do Carmo UFBA; Instituto de Biologia; Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas
  • Charbel Niño El-Hani UFBA; Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p73-104

Palavras-chave:

Gaia, Ensino de ciências, Meio ambiente, Interdisciplinaridade, Transposição didática

Resumo

A teoria Gaia propõe que biosfera, atmosfera, hidrosfera e litosfera são conectadas por alças de retroalimentação num sistema cibernético que mantém o ambiente físico-químico da Terra habitável para os seres vivos. Essa teoria deve ser incluída no conhecimento científico escolar? Neste artigo, analisamos se a inclusão da teoria Gaia no ensino de ciências possui legitimidade social e epistemológica, a partir de uma discussão sobre a construção do conhecimento escolar, da análise de propostas de introdução de Gaia na educação formal e não formal e da análise da cientificidade dessa teoria à luz da metodologia dos programas de pesquisa científica, proposta pelo filósofo da ciência Imre Lakatos. A partir de tais análises, concluímos que a inclusão da teoria Gaia no ensino de ciências é legitimada epistemológica e socialmente, podendo contribuir para a abordagem interdisciplinar de conteúdos geralmente trabalhados no ensino de ecologia, para o tratamento de temas ambientais que conectam diferentes disciplinas e para a compreensão da natureza da ciência.

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Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

nd940693696