Contribuições da análise crítica do discurso para uma reflexão sobre questões do campo da Educação Ambiental: olhares de educadores em ciências

Autores

  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maíra Jansen Olinisky Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Teo Bueno de Abreu Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laísa Maria Freire dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p129-154

Palavras-chave:

Educação em ciências, Educação ambiental, Análise crítica do discurso, Educação crítica

Resumo

Neste texto, partindo da apresentação das idéias centrais dos estudos críticos do discurso, (i) argumentamos a favor do potencial das perspectivas críticas para a orientação de pesquisas em Educação Ambiental, (ii) problematizamos a natureza dos diferentes discursos que interpelam e que constituem as práticas de educadores ambientais e (iii) debatemos o papel do discurso científico na constituição do discurso sobre meio ambiente nos meios de comunicação. A discussão é feita com base em algumas reflexões sobre as relações entre a pesquisa no campo da Educação Ambiental e a pesquisa no campo da Educação em Ciências, bem como em resultados de investigações, em andamento e concluídas, no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

nd757356854