A pesquisa em educação ambiental no contexto escolar: contribuições para uma reflexão

Autores

  • Luciano Fernandes Silva UNESP
  • Maria Margarida Gomes UFF; FE; PPG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i1p239-256

Palavras-chave:

Educação ambiental, Contexto escolar, Currículo disciplinar, Interdisciplinaridade

Resumo

Apresentamos as reflexões acerca dos trabalhos do Grupo de Discussão de Pesquisa (GDP) em Educação Ambiental (EA) no Contexto Escolar, desenvolvidos durante o IV EPEA - Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, em 2007. Partindo de uma análise crítica sobre as pesquisas nesse campo, os debates se deram em torno de preocupações e propostas sobre: (i) tensões entre a disciplinaridade dos currículos escolares e a interdisciplinaridade da EA; (ii) temáticas a priorizar na área; (iii) tendências atuais nas pesquisas da área; e (iv) necessidade de diálogos entre o campo da pesquisa em EA e outras áreas de pesquisa no campo da educação. Tais aspectos foram enfocados tanto a partir de considerações de trabalhos sobre disciplinas e conhecimentos escolares como também a partir de produções sobre práticas curriculares interdisciplinares e sobre educação ambiental.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

nd1798286004