Prática pedagógica de Educação Ambiental no ensino de Geografia: necessidade de transição de paradigmas

Autores

  • Sílvia de Freitas Alves Universidade Federal de Goiás
  • Sandra de Fátima Oliveira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p9-24

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Geografia, Escola

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é pensada como Educação, em suas várias dimensões, tanto no espaço educacional não formal - a comunidade, quanto no formal - a escola. Desse modo, os elementos teóricos e metodológicos que fundamentam as atividades de EA no ensino de Geografia merecem reflexão e análise. Este artigo visa contribuir para o desenvolvimento de práticas expressivas em EA, acompanhadas de reflexões críticas que possam acionar o valor educativo da Geografia, bem como demonstrar a necessidade de implantar políticas de formação de professores/as. As reflexões são desenvolvidas com base nos referenciais do método histórico-dialético, apresentado como uma possibilidade teórica de interpretação das realidades educacional e ambiental.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd68959285