A Natureza, o Capital e o Trabalho: Educação Ambiental e crítica social

Autores

  • José Geraldo Pedrosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Depto. de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p25-48

Palavras-chave:

Natureza, Capitalismo, Educação Ambiental

Resumo

O artigo busca estabelecer elos entre três conceitos importantes para o entendimento do télos da educação no capitalismo tardio: a natureza, o indivíduo humano e a sociedade. A referência básica para a análise são idéias de autores da Escola de Frankfurt: Adorno, Horkheimer e Marcuse. O artigo foi escrito a partir da lógica das contraposições, explorando a interlocução dos frankfurtianos com autores de diferentes épocas, tanto modernos quanto pré-modernos. A idéia é demonstrar como, desde os primórdios, a dominação tem marcado a relação entre a natureza, a cultura e o indivíduo. O texto caracteriza o homem como ser natural-histórico para afirmar que a dominação da natureza é autodominação. Ao final, aborda-se a questão da revolta da natureza: não no sentido de uma revolta da natureza contra o homem, como se o homem não fosse ele próprio um ser natural, mas revolta de uma natureza reprimida por uma sociedade que só exige renúncia e sacrifício. É nesse ponto que se estabelecem pistas para o entendimento do télos da educação: acirrar as contradições entre o indivíduo e a totalidade funcional e manter acesas as possibilidades de resistência e de rebelião.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd826349266