A Educação Ambiental através do Ecoturismo: o diferencial das atividades de contato dirigido com a natureza

Autores

  • Zysman Neiman Universidade Federal de São Carlos; Laboratório de Ecoturismo, Percepção e Educação Ambiental
  • Andréa Rabinovich Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p76-101

Palavras-chave:

Ecoturismo, Educação Ambiental, Percepção Ambiental

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da análise de 107 viagens de Ecoturismo ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira com o objetivo de verificar o papel do contato dirigido e intensificado com a natureza no processo de Educação Ambiental. Foram realizadas reuniões com Grupos Focais alguns dias após o regresso, de modo a verificar as opiniões pessoais sobre as viagens e a empreender uma análise quantiqualitativa destas através da elaboração do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), comparando-as com atividades similares realizadas por outros agentes, mas com caráter mais informal, característica marcante do mercado de Ecoturismo. Os resultados apontam diferenças significativas nas percepções dos entrevistados, reforçando a hipótese de que o Ecoturismo deve promover um contato mais intenso com a natureza para se tornar um efetivo instrumento de Educação Ambiental.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd2068149332