Educação Ambiental formadora de cidadania em perspectiva emancipatória: constituição de uma proposta para a formação continuada de professores

Autores

  • Lúcia Helena Manzochi UNESP; Instituto de Biociências; Departamento de Educação
  • Luiz Marcelo de Carvalho UNESP; Instituto de Biociências; Departamento de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v3i2p102-124

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Educação Ambiental, Conflito socioambiental, Educação moral

Resumo

Este trabalho explora possibilidades abertas pelos campos teórico-metodológicos de "conflito socioambiental" e "educação moral" para a constituição de uma proposta teórico-metodológica de formação continuada de professores. Trata-se de reflexão teórica aliada às análises de uma experiência de intervenção anteriormente realizada e que se insere nas abordagens naturalístico-qualitativas de pesquisa. As análises realizadas forneceram indícios de que subsídios daqueles campos podem apoiar a construção, pelos educadores, de entendimentos relevantes à nossa perspectiva de EA e podem subsidiá-los na criação autônoma de novas práticas pedagógicas. Os trabalhos levaram à formulação de proposta teórico-metodológica de formação em que se preparam os educadores, por meio da utilização de estudos de casos locais/regionais de conflito socioambiental e dos recursos metodológicos (RMs) da educação moral, para a criação de atividades para sala de aula.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

nd1744911304