Cenário temático da pesquisa em educação ambiental no contexto da ANPEd

Autores

  • Vera Lessa Catalão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i2p135-145

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ANPEd, Grupo de Trabalho em Educação Ambiental GT 22, Tendências na Pesquisa em Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo, resultado de trabalho apresentado em São Carlos no V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), tem como base uma pesquisa realizada por Pato, Sá e Catalão em 2008, sob encomenda do Grupo de Trabalho GT 22, para ser discutida na 31ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. O foco da pesquisa foi o conjunto de trabalhos apresentados ao GT 22 nas reuniões anuais da ANPEd no período de 2003 a 2007, com o objetivo de especificar as principais tendências temáticas, teóricas e metodológicas na produção acadêmica sobre EA e compreender a diversidade que constitui esse campo de investigação e de ação pedagógica. Foram analisados 66 trabalhos apresentados nas cinco reuniões consideradas. Os resultados foram articulados considerando-se: evolução da temática; linha temporal associada à diversificação temática, teórica e metodológica; localização espacial e articulação entre as áreas ambiental, de educação e de EA. Este artigo é um recorte da referida pesquisa e enfoca o cenário temático e sua diversidade no conjunto de trabalhos analisados.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd2015218729