A pesquisa em educação ambiental nos EPEAs (2001-2007): natureza dos trabalhos, contextos educacionais e focos temáticos

Autores

  • Clarice Sumi Kawasaki
  • Luiz Marcelo de Carvalho
  • Antonio Vitor Rosa
  • Dalva Maria Bianchini Bonotto
  • Haydée Torres de Oliveira
  • Heloísa Sisla Chalmers Cinquetti
  • Luiz Carlos Santana
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i2p147-163

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Encontros de Pesquisa, Avaliação, Natureza dos Trabalhos, Contextos Educacionais, Focos Temáticos

Resumo

O emergente campo da pesquisa em educação ambiental (EA) no Brasil traz a necessidade de uma sistematização dessa produção a fim de identificar e configurar aspectos desse novo campo do conhecimento. O presente trabalho visa contribuir nessa direção a partir da análise dos trabalhos apresentados nos Encontros de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEAs). Os resultados apontam a predominância de trabalhos de natureza empírica em relação aos de natureza teórica e reflexiva e de trabalhos relacionados a contextos educacionais escolares em relação a contextos não escolares, sendo os níveis escolares fundamental e médio os mais presentes. Em relação aos trabalhos de natureza teórica e reflexiva, há predominância dos fundamentos teóricos e metodológicos da EA como foco temático. Já entre os trabalhos de natureza empírica, o principal foco temático é o desenvolvimento de projetos, programas e práticas em contextos escolares ou não escolares. Há ainda um número bastante significativo de trabalhos com contextos educacionais não específicos, nos quais predominam como focos temáticos os processos formativos e as concepções de professores e educadores. Aspectos referentes à avaliação dos trabalhos submetidos aos EPEAs também são destacados neste artigo.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd1637532435