Educação ambiental em escolas particulares de Goiânia: do diagnóstico a proposições sobre formação de professores

Autores

  • Agustina Rosa Echeverría Universidade Federal de Goiás; Instituto de Química
  • Fabiana Melo Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Kleber Rezende Silva Secretaria de Educação do Estado de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v4i1p63-86

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escolas Particulares

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação desenvolvida em escolas particulares de Ensino Médio da cidade de Goiânia. Procurou-se identificar as atividades de Educação Ambiental realizadas pelos professores dessas escolas. Os dados analisados foram construídos a partir de questionários e entrevistas aplicados aos professores. A análise mostrou que a maioria desses professores teve uma formação inicial voltada prioritariamente para a abordagem dos aspectos físico-naturais da questão ambiental, o que faz com que as atividades por eles desenvolvidas, que são realizadas de forma esporádica, estejam voltadas para esses aspectos. Propõe-se que, para a construção de uma Educação Ambiental crítica, os cursos de formação de professores têm de abordar a complexidade das questões ambientais de forma curricular, na formação inicial e nos cursos de pós-graduação. Por último, defende-se a participação da Universidade em Projetos Ambientais que envolvam a comunidade em geral.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

nd715141529