Educação Ambiental, Pesquisa, Trabalhos em Eventos
Resumo
O artigo analisa o VII Encontro de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (VII EEA-RJ, 2003) e o IX Encontro Paranaense de Educação Ambiental (IX EPEA-PR, 2006). Problematiza a origem dos trabalhos, a natureza dos textos e os seus objetivos frente à intencionalidade de pesquisa em Educação Ambiental (EA). Foram documentados 139 trabalhos completos, disponibilizados por meio eletrônico ou CD-ROM. Da leitura e fichamento, coletaram-se informações sobre a indexação dos textos, palavras-chave, problemas de pesquisa, objetivos, hipótese(s), metodologias, populações investigadas, resultados, conclusões, questões em aberto e referências. O processamento das informações mediante a análise de conteúdos formou três categorias textuais e seis de objetivos. Dos 139 trabalhos, 56 foram classificados na categoria de pesquisa, e desses, 33 apresentaram objetivos dessa categoria. As informações analisadas manifestam: a diversidade de padrões textuais, das relações entre elementos teóricos e empíricos, do planejamento e relatório das investigações, bem como a produção de uma comunidade científica em formação e diferentes graus de envolvimento na pesquisa.