A invenção de dispositivos pedagógicos sobre o ambiente

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães Grupo Tecendo - Educação Ambiental e Estudos Culturais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p11-26

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Estudos Culturais, Fotografia

Resumo

Este artigo apresenta duas investigações processadas no âmbito do Grupo Tecendo - Educação Ambiental e Estudos Culturais, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos compreendido que neste nosso tempo atual, que alguns autores nomeiam Pós-Modernidade, a cultura ocupa uma centralidade com relação aos modos como vamos significando o mundo e às maneiras como negociamos e compomos nossas identidades. Neste texto estão em jogo investigações que buscam observar como sujeitos enxergam e se relacionam com dois distintos lugares: um bosque urbano de Florianópolis (SC) e um parque urbano de Palhoça (SC). E cada um deles é tomado como múltiplo, ou seja, como atravessado tanto por histórias locais como globais, visto como aberto e dinâmico, em movimentação constante, "lugar-encontro", construído e reconstruído pelas relações entre humanos e destes com os não humanos. Interessa-nos tecer narrativas escritas e imagéticas, através de dispositivos educativos, sobre como tais lugares são narrados (e instituídos discursivamente) pelas enunciações de sujeitos que circulam pelo seu entorno. Consideramos tais práticas investigativas que criam narrativas como invenções de uma educação ambiental que pretende mostrar os vários fios que estão em jogo nas tramas que vão compondo e recompondo um ambiente.

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Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd1814998302