O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos

Autores

  • Silvia Aparecida Martins dos Santos
  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio
  • Haydée Torres de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p71-95

Palavras-chave:

Trajetórias, Educação Ambiental, Coletivos Educadores

Resumo

O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas de seus participantes e verificou em que medida suas histórias de vida contribuíram para o seu processo de formação como educadores ambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com o CESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e a Análise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relação entre a história de vida e a formação do Educador Ambiental, caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, comprometidas com as questões socioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelas questões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentes motivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo de formação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamente relacionado à história de vida de cada um deles.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

nd1507190987