Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p171-193Palavras-chave:
Semiárido, Profissionalização Docente, Oficinas EcopedagógicasResumo
A educação ambiental pode propiciar uma nova percepção nas relações entre o homem e a natureza, assim como reforçar a necessidade de o homem agir como cidadão na busca de soluções para problemas locorregionais. A presente pesquisa objetivou promover estratégias de formação continuada de professores tendo como eixo norteador o Bioma Caatinga e as problemáticas ambientais do Rio Taperoá. As atividades estão sendo desenvolvidas com 42 docentes, em intervalos mensais (novembro/2006-abril/2009), em três escolas do município de São João do Cariri - PB. Esta pesquisa é de cunho qualitativo (Pesquisa Etnográfica e Fenomenológica) e nela têm sido desenvolvidas diferentes ações teórico-prático-instrumentais, tais como: análise das concepções dos docentes sobre Meio Ambiente e EA; oficinas ecopedagógicas; discussões e atividades lúdicas; estudos do meio; exposições científicas e culturais. A partir das ações desenvolvidas com os educadores, percebeu-se que uma grande maioria destes tem atuado de forma intertransdisciplinar, relacionando e discutindo as problemáticas ligadas à Caatinga nas suas disciplinas.Downloads
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Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
nd2134595689
Como Citar
Abílio, F. J. P., Florentino, H. da S., & Ruffo, T. L. de M. (2010). Educação Ambiental no Bioma Caatinga: formação continuada de professores de escolas públicas de São João do Cariri, Paraíba . Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(1), 171-193. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p171-193