TEORIA E AÇÃO NO GT EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA ANPED: PARTILHANDO ALGUMAS SUSPEITAS EPISTEMOLÓGICAS

Autores

  • Pedro Goergen

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i2p09-30

Resumo

O autor faz uma análise dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelosintegrantes do GT 22 – Educação Ambiental da ANPEd. A análise concentra-senos procedimentos metodológicos, nos conceitos de educação e ambiente, narelação entre crise ambiental e racionalidade moderna e na relação entre educaçãoambiental, gestão política e economia. O autor constata uma diversidade grandenos procedimentos metodológicos que orientam as pesquisas do GT e o recursoigualmente amplo a autores de diferentes orientações teóricas. Esse fato permiteconcluir que os trabalhos, em seu conjunto, ainda carecem de um debate teóricometodológicode fundo sobre, por exemplo, a ciência, seus sentidos e rumos. Ficaevidente também a necessidade de definição mais acurada de conceitos básicos,tais como educação e ambiente, que perpassam todas as investigações. Nasequência, o autor analisa a temática da crise ambiental na perspectiva da narrativalogocêntrica e antropocêntrica moderna para entender melhor a postura agressivado ser humano com relação ao meio ambiente. Com base nessas questões, sãovisualizados avanços possíveis para o campo da educação ambiental, em particularnos eixos da política e da economia.

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Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigos