Aspectos linguísticos e educação ambiental na aprendizagem infantil

Autores

  • Graziela Cristina Montanhim
  • Mônica Filomena Caron
  • Heloísa Chalmers Sisla Cinquetti

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v6i2p11-32

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a linguagem de crianças de 5 a 6 anosapresentada em mediações sobre a temática ambiental, sobre conceitos e atitudesrelativos ao tema “água”, a fim de contribuir para a compreensão dessa linguageme suas consequências para as propostas de ensino e mediações de educadores queatuam com essa faixa etária. O estudo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foianalisar a peculiaridade da expressão linguística das crianças. Apresentamos asconcepções adotadas de educação ambiental, do processo de ensino eaprendizagem e do desenvolvimento/funcionamento da linguagem na infância.Os procedimentos metodológicos aos quais recorremos foram: pesquisa comintervenção e Paradigma Indiciário. Nas análises destacaram-se as discussõessobre o papel da linguagem nas mediações sobre a água, em especial aproximidade ou distanciamento entre os conceitos cotidianos e científicos, acompreensão de metáforas e as argumentações relativas à lavagem de calçadas.

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Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigos