Projetos de Educação Ambiental de escolas públicas e particulares do Distrito Federal: uma análise comparativa

Autores

  • Milca Vieira de Barros Neta
  • Bárbara Medeiros Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p85-100

Resumo

Este trabalho teve como objetivo comparar projetos de Educação Ambiental (EA) desenvolvidos em escolas públicas (PU) e particulares (PA) do Distrito Federal (DF), Brasil, quanto às seguintes características: temáticas, metodologias empregadas, grau de interesse dos participantes, envolvimento dos diferentes componentes da comunidade escolar e parcerias. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2009. Foram contatadas 80 PU e 30 PA, das quais dez e oito, respectivamente, apresentavam projetos de EA já concluídos ou em desenvolvimento há pelo menos um ano. Dessas, foram realizadas entrevistas estruturadas em cinco PU e três PA. Em geral, os projetos foram semelhantes quanto às atividades desenvolvidas. Entre as instituições entrevistadas, as PU se apresentaram melhores do que as PA em relação ao número de pessoas envolvidas e ao índice de participação e interesse, mostrando maior preocupação com as questões ambientais.

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Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos