A pesquisa em educação ambiental em diferentes áreas do conhecimento – algumas reflexões

Autores

  • Carlos Saito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i2p41-64

Resumo

Debater sobre a pesquisa em educação ambiental (EA) em diferentes áreas do conhecimento implica tratar das interfaces de áreas do conhecimento, e não falar das áreas do conhecimento propriamente ditas. Além disso, essas interfaces devem ser analisadas à luz dos princípios e objetivos da  Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999). Para tanto, alguns exemplos de pesquisas são apresentados agrupados por temas: abordagem dialógico-problematizadora e conflitos socioambientais; mediação científico-tecnológica; o mito da democracia e participação; escalas geográficas; Teoria Geral de Sistemas e a espiral lewiniana; planejamento curricular, projetos coletivos e a relevância da pesquisa; as instalações físicas da escola para a EA; conhecimento e valores. Nessas experiências, discute-se a possibilidade de construção ou não de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que permeiam as práticas de EA e devem, portanto, constituir foco de atenção das pesquisas em EA.

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Publicado

2013-02-27

Edição

Seção

Artigos