Performar em estado reflexivo: remake da performance “Movement to Promote the Cleanup of the Metropolitan Area (Be Clean)” do Grupo High Red Center (1960)

Autores

  • Carolina Erika Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36119

Palavras-chave:

Performance, Espaço Público, Políticas de Gestão

Resumo

Performar em estado reflexivo é um método de construção de pensamento que se consolida no fazer performativo. Para efeitos desta escrita, problematizações urbanas são simuladas por meio da performance, criando subsídios diferenciados na reflexão do tema. Os registros fotográficos expostos na 29ª Bienal de São Paulo/Brasil da performance do grupo japonês High Red Center provocou na autora reflexões sobre o modo higienista de planejamento urbano, motivando o remake da ação sobre questões atuais na cidade onde mora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Erika Santos, Universidade Federal da Bahia
    Carolina Érika é arquiteta urbanista, mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da mesma instituição. Pesquisa performances praticadas no espaço público das cidades contemporâneas, sublinhando políticas públicas por meio do fazer performativo. Desde 2004, vem investindo em conjugações entre arquitetura-urbanismo, ensino acadêmico e prática artística. Performar em espaços públicos é o estado reflexivo que consolida suas pesquisas.

Downloads

Publicado

2012-05-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Performar em estado reflexivo: remake da performance “Movement to Promote the Cleanup of the Metropolitan Area (Be Clean)” do Grupo High Red Center (1960). (2012). PesquisAtor, 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36119