O “Performer Essencial” de Denise Stoklos fará sempre teatro (essencial)?

Autores

  • Ipojucan Pereira da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36120

Palavras-chave:

Performer Essencial, Atuação Solista, Denise Stoklos

Resumo

Este artigo analisa as características do espetáculo solo no Teatro Essencial de Denise Stoklos, investiga e organiza os processos de atuação do performer essencial, por meio de pesquisa de gabinete, entrevistas e alguns espetáculos da atriz. Aponta-se que esse processo de atuação imbrica com o cotidiano e conduz o ator a se manter em estado de autopercepção, captando os elementos que farão parte da dramaturgia e fazendo com que articule o corpo e a voz, de modo a estimular no espectador percepções diferenciadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ipojucan Pereira da Silva, Universidade de São Paulo
    Ator, diretor e Mestre em Teoria e Prática do Teatro pela ECA-USP, atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação da ECA-USP e professor da Universidade Bandeirante (UNIBAN). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Com uma larga experiência ligada ao Teatro Físico advinda do contato com a Dança Moderna, com o Teatro Inglês Moderno e com a Mímica Contemporânea, atua no circuito teatral paulistano à frente do Grupo Teatral Isla Madrasta desde 1997.

Downloads

Publicado

2012-05-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O “Performer Essencial” de Denise Stoklos fará sempre teatro (essencial)?. (2012). PesquisAtor, 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36120