Atitude: desdobramentos e confrontos do treinamento do ator no processo de criação do espetáculo Cidade Submersa

Autores

  • Marília Donoso Universidade Estadual Paulista
  • Jorge Peloso de Azevedo Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36122

Palavras-chave:

Treinamento do ator, Atitude, Processo criativo

Resumo

O escopo deste artigo é delimitar o conceito de atitude como elemento do trabalho realizado pelos atores do grupo IMPULSO Coletivo durante o processo de criação do espetáculo Cidade Submersa. O texto apresenta-se como um relato de trabalho, no qual abordamos as diversas etapas que a ideia de atitude tomou durante o processo criativo, desde seu surgimento como uma metáfora durante o treinamento físico, até seu desdobramento como uma noção-chave que se expandiu para além das fronteiras do espaço fechado e do tempo predeterminado dos ensaios, na medida em que o processo de criação ampliou-se como uma proposta de ação política na comunidade da Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, São Paulo. A noção de atitude configurou-se como um conceito operante do processo de criação, definindo-se como uma postura ativa que funde aspectos éticos e técnicos no trabalho do ator com vistas a implicar-se de forma integral na experiência da criação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marília Donoso, Universidade Estadual Paulista
    Mestre em Artes, linha de pesquisa em Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo/SP, Brasil. Fundadora e atriz-pesquisadora do grupo IMPULSO Coletivo, desenvolve pesquisa na área de processos de criação, treinamento do ator e formação de público.
  • Jorge Peloso de Azevedo, Universidade Estadual Paulista
    Licenciado em Educação Artística, habilitação em Artes Cênicas, pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, São Paulo/SP, Brasil. É fundador, diretor e ator-pesquisador do grupo IMPULSO Coletivo.

Downloads

Publicado

2012-05-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atitude: desdobramentos e confrontos do treinamento do ator no processo de criação do espetáculo Cidade Submersa. (2012). PesquisAtor, 1(1). https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36122