Relato de uma peculiar montagem de As Três Irmãs

Autores

  • Marianne Tezza Consentino Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2012.36124

Palavras-chave:

Ator, Clown, Subjetividade, Formação, As Três Irmãs

Resumo

O presente relato busca expor o processo de pesquisa que resultou na montagem do espetáculo As Três Irmãs, de Anton Tchékhov, a partir do treinamento do ator com a técnica do clown. A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP – Universidade de São Paulo, sob a orientação do prof. dr. Armando Sérgio da Silva, foi realizada com o elenco da Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis, através da metodologia “Pesquisa Participante”. Seguindo a linha de pesquisa do clown pessoal, o estudo visou compreender o processo de contato do ator com sua subjetividade incitado pela técnica do clown e as consequências éticas e estéticas propiciadas por este encontro.

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Biografia do Autor

  • Marianne Tezza Consentino, Universidade Federal da Bahia
    Doutoranda em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, sob orientação da profa. dra. Sonia Lúcia Rangel. Desenvolve pesquisa na área de Poéticas e Processos de Encenação com ênfase nos processos de formação e treinamento de ator a partir de sua subjetividade.

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Publicado

2012-05-19

Edição

Seção

Artigos