Chamada para o nº 47

2021-06-10

Tema: Ensino remoto de língua alemã e literaturas de expressão alemã em contexto acadêmico: sobre aprendizagens e perspectivas

                                                                                                   Cronograma

                                                          Envio dos textos completos até 31 de dezembro de 2021

                                                                                       Revisão até abril de 2022

                                   Publicação: agosto de 2022 como nº 47 da Revista Pandaemonium Germanicum

Depois de mais de um ano desde que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus e o ensino remoto emergencial foi adotado como uma alternativa viável para que as atividades de ensino, de um modo geral e, no caso específico das universidades, as demais atividades acadêmicas, como a pesquisa e a extensão, pudessem ter continuidade, observa-se através de diferentes meios, como lives, publicações, entrevistas, entre outros, que apesar do tema continuar desafiando a todos os envolvidos em educação, muitos conhecimentos e aprendizagens vêm sendo construídos nesse período.

Observa-se também que, embora seja um tópico bastante estudado e presente no cotidiano da maior parte de professores e pesquisadores, o uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação passou do status de “uso facultativo” ou “complementar” ao de “uso obrigatório”, para muitos de nós, praticamente de um dia para o outro. Dessa forma, é possível constatar que a modalidade remota vem impactando abordagens, metodologias, intercâmbios científicos e interações, das formas mais variadas, considerando ainda que essa modalidade adotada como “emergencial” pode vir a ocupar um espaço permanente na prática docente.  Diante desse cenário, torna-se de extrema relevância que pesquisas e estudos com foco nesse contexto, envolvendo questões específicas sobre o ensino e a pesquisa em língua, cultura e literaturas em língua alemã, possam circular para que mais luz seja lançada sobre essa temática.

A presente chamada visa, portanto, a reunir em um Dossiê Temático contribuições com base na temática acima descrita, que discutam aspectos linguísticos, culturais e literários, bem como metodologias, atividades e práticas para a formação de professores de alemão e para o ensino de língua alemã e de literaturas de expressão alemã em ambiente virtual e com emprego de tecnologias da informação e da comunicação.

 

Normas de Submissão

Os textos podem ser redigidos tanto em português, quanto em alemão, inglês ou espanhol.

Ao enviar um manuscrito, os autores devem atestar que o artigo é original e não foi publicado ou não é considerado para publicação em nenhum outro local, e que nenhuma parte do material viola os direitos autorais de terceiros. Todos os trabalhos serão revisados inicialmente pelos editores convidados, para garantir que são adequados ao escopo do Dossiê da Pandaemonium Germanicum. Os artigos deverão ser enviados pelo sistema Scholar One:

http://mc04.manuscriptcentral.com/pg-scielo

 

As normas para publicação de trabalhos constam no site

https://www.revistas.usp.br/pg/onlinesubmission

 

Os textos recebidos serão submetidos ao crivo do Conselho Científico da revista. Pedimos especial atenção às normas para publicação: somente artigos formatados segundo as normas da revista serão avaliados.

 

Organizadoras: 

Profa. Dra. Roberta C. Sol F. Stanke (UERJ)

Profa. Dra. Mergenfel A. Vaz Ferreira (UFRJ)