A abordagem dos gêneros do discurso em um livro didático de alemão como língua estrangeira para iniciantes

Autores

  • Bernardo Kolling Limberger Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Faculdade de Letras
  • Vanessa Fonseca Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-88371826188122

Resumo

Cada vez mais, o ensino baseado em textos ganha espaço nas salas de aula de línguas e nos livros didáticos. A teoria dos gêneros do discurso, advinda do Círculo de Bakhtin, tem fundamentado diversas análises e é o ponto de partida das teorias de gêneros discursivos e/ou textuais. Essa teoria é centrada no estudo das materialidades discursivas em seus aspectos sócio-históricos e ideológicos, considerando também as condições de produção e as situações de comunicação dos discursos. Diante de tais considerações, os objetivos deste trabalho são: verificar a concepção de gêneros em um livro didático de alemão como língua estrangeira para iniciantes Planet A1 e investigar o modo como as atividades com os gêneros são abordadas nesse material. A análise apresentada neste artigo é qualitativa e não há qualquer quantificação dos gêneros abordados no livro didático. Para tanto, foram escolhidas três propostas de atividades baseadas em três gêneros, entre os mais recorrentes do livro didático: uma conversa telefônica, e-mails e um gráfico. Os resultados das análises demonstram que o livro didático visa abordar a heterogeneidade textual, mas raramente apresenta características relacionadas às condições de produção e à situação de comunicação em que os discursos se instauram.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik

Como Citar

LIMBERGER, Bernardo Kolling; BARBOSA, Vanessa Fonseca. A abordagem dos gêneros do discurso em um livro didático de alemão como língua estrangeira para iniciantes . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 18, n. 26, p. 188–213, 2015. DOI: 10.1590/1982-88371826188122. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/108860.. Acesso em: 16 abr. 2024.