Alemão como língua estrangeira e a didática do plurilinguismo no Brasil e na Europa
DOI:
https://doi.org/10.11606//1982-88371927175202Palavras-chave:
plurilinguismo, política linguística, didática do plurilinguismo, formação de professoresResumo
Este trabalho reúne e compara relatos de pesquisas, publicados no Brasil e na Alemanha, que tratam de constelações plurilíngues em que o alemão é uma das três ou mais línguas faladas ou aprendidas no contexto analisado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tanto de viés quantitativo, por observar quantos artigos a respeito foram publicados no Brasil e na Europa nos últimos dez anos, como também qualitativo, na medida em que busca pontos de convergência e de divergência entre eles e recomendações teóricas recentes, e também entre as próprias temáticas trabalhadas nesses artigos. Primeiramente, é estabelecido um elo entre três pontos-chave da didática do plurilinguismo. Então, são apresentadas questões específicas da pós-modernidade e as linhas gerais dos artigos aqui analisados, seguidas de três seções justapondo cada um dos pontos-chave com os respectivos artigos em que são abordados. A seguir, são comentadas perspectivas do ensino de alemão em contexto plurilíngue de outras partes do mundo. As considerações finais retomam alguns pontos teóricos apontados ao longo do texto e apresentam sugestões para a melhoria do ensino de alemão no BrasilDownloads
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Publicado
2016-04-08
Edição
Seção
Nao definida
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Como Citar
GRILLI, Marina. Alemão como língua estrangeira e a didática do plurilinguismo no Brasil e na Europa. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 27, p. 175–202, 2016. DOI: 10.11606//1982-88371927175202. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/113858.. Acesso em: 23 abr. 2024.