Análise de uma sequência didática para o ensino de língua alemã na educação infantil

Autores

  • Josiete C. Queroz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Lidia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação em Letras

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88371927203235

Palavras-chave:

sequência didática – educação infantil- língua alemã - interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Embora a linguagem oral seja fundamental em nossas vidas, pois é por intermédio dela que expressamos nossos sentimentos, pensamentos, desejos, experiências e construímos conhecimento, pouco se fala sobre ela na educação infantil. Nesse sentido, amparados na teoria dos gêneros textuais, na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART 2012; SCHNEUWLY/ DOLZ 2013), elaboramos uma sequência didática (SD) com base em dois contos de animais. Por meio dessa proposta intervencionista buscamos aprimorar a ordem do ensino e aprendizagem em um contexto escolar composto por crianças de faixa etária entre 03 e 04 anos de idade, os quais estão inseridos na rede particular de ensino. Para este artigo intentamos descrever e avaliar as configurações da SD elaborada, bem como analisar a presença de capacidades de linguagem. Além disso, apresentaremos resultados parciais das produções orais dos alunos. Ao analisarmos a SD, verificamos a predominância das capacidades de significação (15%) e das capacidades linguístico-discursivas (12,5%). Além disso, constatamos que a SD provê atividades para as produções orais das crianças, tendo em vista que os dois contos escolhidos e as atividades os envolvem emocionalmente, psicologicamente, bem como cognitivamente. Além de recontar a história, os alunos passaram a utilizar o vocabulário e até determinadas expressões em seu cotidiano

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Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Nao definida

Como Citar

QUEROZ, Josiete C.; STUTZ, Lidia. Análise de uma sequência didática para o ensino de língua alemã na educação infantil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 27, p. 203–235, 2016. DOI: 10.11606/1982-88371927203235. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/113859.. Acesso em: 25 abr. 2024.