Assessing Intercultural Competence in Language Teacher Education

Autores

  • Gabriela Marques-Schäfer Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Letras Anglo-Germânicas
  • Danielle de Almeida Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
  • Sonia Zyngier Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Letras Anglo-Germânicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372135144

Palavras-chave:

competência intercultural, programas de capacitação, formação de professores, alunos de inglês, alunos de alemão.

Resumo

O presente artigo investiga o(s) conceito(s) de competência intercultural de alunos de graduação de cursos de formação de professores em inglês e alemão. Nesse sentido, graduandos do primeiro e quarto ano de inglês e alemão de uma universidade federal do Rio de Janeiro responderam a duas versões de um questionário construído de tal forma que permitisse aos alunos formular indutivamente o que eles entendiam como competência intercultural e como eles poderiam auxiliar seus futuros alunos a desenvolver esta competência. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e os quatro grupos foram comparados. Os resultados mostram que os graduandos de inglês e alemão que participaram desta pesquisa apresentam perspectivas diversas sobre competência intercultural. Uma das razões pode ser atribuída à sua formação educacional.

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Publicado

2018-07-03

Como Citar

MARQUES-SCHÄFER, G.; MENEZES, D. de A.; ZYNGIER, S. Assessing Intercultural Competence in Language Teacher Education. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 21, n. 35, p. 144-169, 2018. DOI: 10.11606/1982-88372135144. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/147887. Acesso em: 22 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos