Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-883723411

Palavras-chave:

Pluricentrismo, DACH-Prinzip, alemão como língua estrangeira, DaF kompakt neu

Resumo

Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Maria Guimarães Savedra, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

  • Camila Meirelles, Universidade Federal Fluminense

    Universidade Federal Fluminense, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ, 24210-350, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; MEIRELLES, Camila. Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 23, n. 41, p. 1–23, 2020. DOI: 10.11606/1982-883723411. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398.. Acesso em: 19 abr. 2024.