Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837244248

Palavras-chave:

Aprendizagem com internet, Autonomia, Autenticidade, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências envolvendo a postagem de perguntas e respostas na plataforma Yahoo! Clever no ensino de alemão como língua estrangeira, focando nos aspectos da autenticidade de situações e desenvolvimento da autonomia e motivação dos aprendizes. Para isso, foi apresentado o planejamento e a realização de uma sequência didática em um curso livre para público universitário do nível A2 (QECR). Além da descrição da sequência, foram analisados os resultados das atividades na forma de postagens no website, além de excertos de entrevistas com alguns aprendizes. A partir da análise desses dados, foi possível perceber que atividades envolvendo a plataforma podem criar situações autênticas, engajando os aprendizes a interagir com a comunidade do site de forma significativa, mas também podem ser encaradas pelos aprendizes de forma inautêntica, o que leva a postagens artificiais que podem acarretar respostas negativas por parte da comunidade. Por fim, discute-se o papel do professor em levar os aprendizes a refletirem sobre a interação em ambientes não controlados.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

Como Citar

SILVA, Mariana Kuntz de Andrade e; ROVERAN, Henrique Elias. Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 42, p. 48–77, 2021. DOI: 10.11606/1982-8837244248. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176696.. Acesso em: 5 out. 2024.