Deutsch lernen im Blended-Format: Erfahrungen mit dem brasilianischen Sprachlernprogramm "Idiomas sem Fronteiras - Alemão"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372442165

Palavras-chave:

Ensino híbrido / Blended Learning, Alemão como Língua Estrangeira (ALE), universidades, Brasil

Resumo

Tendo em vista o crescente uso das mídias digitais no ensino de línguas estrangeiras, o presente artigo aborda os desafios e as oportunidades do ensino híbrido (blended learning) através de um exemplo concreto: o programa Idiomas sem Fronteiras, que oferta cursos de alemão online com acompanhamento virtual e presencial desde 2016 em universidades brasileiras. Um estudo realizado com 228 participantes do programa em 2019 fornece resultados empíricos acerca dessa modalidade de aprendizagem no ensino superior brasileiro. A análise dos dados culmina em reflexões sobre a implementação didática do ensino híbrido.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

Como Citar

CHAVES, Giovanna; MARIANO, Thiago Viti; VOERKEL, Jean Paul. Deutsch lernen im Blended-Format: Erfahrungen mit dem brasilianischen Sprachlernprogramm "Idiomas sem Fronteiras - Alemão". Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 42, p. 165–192, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372442165. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/176740.. Acesso em: 7 out. 2024.