Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372443167

Palavras-chave:

Pós-moderno, Valor da arte, Hipster, Pós-terror

Resumo

Em seu último romance, Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens (Os pavorosos dias do Espantoso Horror), Roman Ehrlich apresenta a trajetória de um grupo de pessoas que almeja produzir um filme de terror inovador que retrate todos os medos da atualidade. Ao mesmo tempo que não rejeitam a inspiração dos mais diversos filmes do gênero, incluindo o trash, os envolvidos acreditam poder produzir uma obra vanguardista de destacada qualidade artística. Tão claro quanto o futuro fracasso do projeto, está o jogo de vaidades e inseguranças que movimenta o grupo, assim como a completa ausência das pretensas qualidades artísticas. Com base nas teorias de Andreas Huyssen sobre o pós-moderno, Bourdieu sobre o valor da arte, e Boris Groys sobre o novo, este artigo visa discutir como ambições artísticas mal fundamentadas produzem o efeito de vazio trabalhado no romance de Roman Ehrlich.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor W. A indústria cultural. In: ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BOURDIEU, Pierre. A distinção. Trad. Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. 2 ed. rev. Porto Alegre: Zouk, 2017.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

EHRLICH, Roman. Die fürchterlichen Tage des schrecklichen Grauens. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 2017.

GADAMER, Hans-Georg. Die Aktualität des Schönen. Stuttgart: Reclam, [1977] 2012.

GROYS, Boris. Über das Neue. München: Carl Hansen Verlag, 1992.

HILL, Wes. Art after the Hipster. Cham: Palgrave, 2017.

HUYSSEN, Andreas. After the Great Divide. Modernism, Mass Culture, Postmodernism. Bloomington, Indianopolis: Indiana University Press, 1986.

JORDAN, Waylon. Rebutting “Post Horror” as the Nonsense it is. 2017. Disponível em: https://www.ihorror.com/rebutting-post-horror-as-the-nonsense-it-is/ (13/01/2020).

MAR, Raymond A.; OATLEY, Keith. The function of fiction is the abstraction and simulation of social experience. Perspectives of Psychological Science, n. 3, 173-192, 2008.

MATHY, Dietrich. Kitsch. In: HÜGEL, Hans-Otto. Handbuch Populäre Kultur. Stuttgart, Weimar: Verlag J.B. Metzler, 2003, 281-287.

RAUTENBERG, Hanno. Wie frei ist die Kunst? Berlin: Suhrkamp, 2018.

ROSE, Steve. How post-horror movies are taking over cinema. The Guardian. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/film/2017/jul/06/post-horror-films-scary-movies-ghost-story-it-comes-at-night (13/01/2020).

Downloads

Publicado

2021-02-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Valéria Sabrina. Aspirações e fracassos da narrativa contemporânea em um romance de Roman Ehrlich. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 43, p. 167–187, 2021. DOI: 10.11606/1982-88372443167. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182290.. Acesso em: 27 abr. 2024.