Dizer a mesma coisa em outras palavras? Questionando o senso comum sobre mediação/tradução durante a formação de docentes de LE: três textos-chave

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837254612

Palavras-chave:

Mediação, Tradução, Formação de professores de LE

Resumo

Nas últimas décadas, a tradução/mediação linguística tem ganhado destaque e relevância na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LEs). Mesmo assim, muitos trabalhos acerca desse assunto ainda partem de uma compreensão da atividade tradutória/de mediação que está enraizada no senso comum e é incompatível com abordagens atuais dos Estudos da Tradução. Com o intuito de contribuir para a formação de docentes de LE competentes no que diz respeito ao uso e à avaliação de atividades de mediação linguística em sala de aula, este artigo apresenta três textos-chave da área dos Estudos da Tradução e sugere sua leitura e seu estudo durante esse processo formativo.

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Publicado

2022-03-08

Edição

Seção

Dossiê: Mediação, tradução e interpretação no ensino de alemão como LE/L2

Como Citar

BOHUNOVSKY, Ruth. Dizer a mesma coisa em outras palavras? Questionando o senso comum sobre mediação/tradução durante a formação de docentes de LE: três textos-chave. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 46, p. 12–33, 2022. DOI: 10.11606/1982-8837254612. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/195002.. Acesso em: 25 abr. 2024.