Construindo entendimentos de língua para o exame de proficiência em alemão em um contexto de migração suábia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372649115

Palavras-chave:

ideologias da linguagem, repertório linguístico, exame de alemão, migração suábia no Brasil

Resumo

Nosso foco são práticas em que professores e estudantes se engajam em um trabalho de elaboração de entendimentos para a prova de proficiência em alemão. O objetivo é discutir como o conceito de língua alemã padrão é elaborado por estudantes e professores que participam das aulas de Língua Alemã no 1.º e 3.º anos. Os dados foram gerados em uma turma de 3.º ano e de 1.º ano por Dalla Vecchia em 2015, por meio de uma etnografia da linguagem (Garcez; Schulz 2015) situada teórica e metodologicamente no escopo da Linguística Aplicada em articulação com construtos epistemológicos da Sociolinguística e da Análise da Conversa Etnometodológica. Como resultados, apresentamos que, para além de a translinguagem estar a serviço da participação e está resultar em elaboração de entendimentos e avanço nas tarefas e compreensão do que constitui a prova de proficiência em alemão, os interagentes lançam mão de seu repertório linguístico e semiótico, para compreenderem o que é aceitável ou não na prova de proficiência. São práticas em que tensões emergem, para as quais eles trazem capital cultural em suábio e capital econômico que os posiciona em termos de reconhecer o alemão padrão como uma habilidade interessante para acrescentar ao seu currículo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABELEDO, Maria de La O López. Uma compreensão etnometodológica da aprendizagem de língua estrangeira na fala-em-interação de sala de aula. Tese de doutorado, Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2008.

ANDERSON, Benedict. Imagined communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Londres: Verso, 2006[1983]. [Tradução brasileira: ANDERSON, B. Comunidades imaginadas (D. Bottman, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2008].

BLOMMAERT, Jan. The Sociolinguistics of Globalization (Cambridge Approaches to Language Contact). Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

CAVALCANTI, Marilda do Couto; MAHER, Terezinha de Jesus Machado. Contemporary Brazilian perspectives on multilingualism: an introduction. In: CAVALCANTI, M. C.; MAHER, T. M. (Org). Multilingual Brazil: languages resources, identities and ideologies in a globalized world. New York: Routledge, 2018.

DALLA VECCHIA, Adriana. Políticas linguísticas na Colônia “alemã” de Entre Rios: o papel do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina. Dissertação de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2013.

DALLA VECCHIA, Adriana. Práticas de linguagem e construção de identidades institucionais em aulas de alemão voltadas para exame de proficiência em uma comunidade de suábios no Brasil. Tese de Doutorado em Letras, Universidade Estadual de Maringá, 2018.

DALLA VECCHIA, Adriana; JUNG, Neiva Maria. “Paisagem linguística em um contexto suábio-brasileiro: mobilidade e representação de uma comunidade ‘germânica’”, Revista da Anpoll, v. 40, n. 1, 116-128, 2016. Disponível em: https://anpoll.emnuvens.com.br/revista/article/ view/1021/851. Acesso em: 14 out. 2022.

ELFES, Albert. Suábios no Paraná. Curitiba, PR: [S. N], 1971.

ERICKSON, Frederick. Talk and Social Theory: ecologies of speaking and listening em everyday life. Cambridge, p. 228. UK: Polity Press, 2004.

GAL, Susan; IRVINE, Judith T. Signs of difference: Language and ideology is social life. Cambridge University Press, 2019.

GARCEZ, Pedro Moraes; JUNG, Neiva Maria (org.). 2021. Dossiê: Mercantilização da linguagem no Capitalismo recente: diversidades e mobilidades. Revista Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 60(2), Campinas maio/ago, 2021.

GARCEZ, Pedro Moraes de; SCHULZ, Lia. Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. Delta, v. 31 (número especial), 1-34. 2015. [https://doi.org/10.1590/0102- 445093806057590158 (14/10/2022)].

GARCÍA, Ofélia. Bilingual Education in the 21st Century: A Global Perspective. Malden, MA: Wiley/Blackwell, 2009.

HELLER, Monica; MCELHINNY, Bonnie. Language, capitalism, colonialism: toward a critical history. Toronto: University of Toronto Press, 2017.

HELLER, Monica; DUCHÊNE, Alexandre. Treating language as an economic resource: Discourse, data and debate. In: COUPLAND, N. (Ed.). Sociolinguistics: Theoretical Debates. Cambridge: Cambridge University Press, 2016, 139-156.

HELLER, Monica; DUCHÊNE, Alexandre. Pride and profit: Changing discourses of language, capital and nation-state. In: DUCHÊNE, Alexandre; HELLER, Monica (Org.). Language in late capitalism: pride and profit. New York: Routledge, 2012, 1-21.

JAFFE, Alexandra. Multilingual Citizenship and Minority Languages. In: MARTIN-JONES, Marilyn; BLACKLEDGE, Adrian; CREESE, Angela (eds.). The Routledge Handbook of Multilingualism. New York: Routledge, 2012, 83-99.

JAFFE, Alexandra. Comic Performance and the articulation of hybrid identity. Pragmatics, v. 10, 39-59, 2000.

JUNG, Neiva Maria; SILVA, Regina Coeli Machado e. Deutsches fest: vergonha e orgulho em um evento de mobilizações simbólicas e econômicas.Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, n. 2, 364-378, 2021.

LEUNG, Constant. Language proficiency: From description to prescription and back? Educational Linguistics, v. 1, n. 1, 56-81. 2022.

MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair (org.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon: Multilingual Matters, 2007.

NASCIMENTO, André Marques do. Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada [online], v. 20, n. 1, 1-37, 2020. https://doi.org/10.1590/1984-6398201914476 (19/12/2022).

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

WEI, Lin; GARCÍA, OFÉLIA. Not a first language but one repertoire: Translanguaging as a decolonizing project. RELC Journal, v. 53, n. 2, 1-12, 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Edição

Seção

Dossiê: Bilinguismo luso-alemão

Como Citar

VECCHIA, Adriana Dalla; JUNG, Neiva Maria. Construindo entendimentos de língua para o exame de proficiência em alemão em um contexto de migração suábia no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 26, n. 49, p. 115–138, 2023. DOI: 10.11606/1982-88372649115. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/208720.. Acesso em: 25 abr. 2024.