Sobre o ensaísmo de Robert Musil

Autores

  • Érica Gonçalves de Castro Universidade de São Paulo; Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000100007

Palavras-chave:

romance, ensaio, ensaísmo, modernidade, filosofia

Resumo

Mais do que um princípio formal, a noção de ensaísmo de Robert Musil adquire o duplo estatuto de uma "utopia" e de uma atitude diante da realidade. é esse duplo viés que permitirá à arte preservar-se como potência crítica e epistemológica num contexto de crise cultural e de valores na Europa no início do XX. Este artigo aborda a noção de ensaísmo de Musil a partir de seus textos críticos e de seu romance O homem sem qualidades, demonstrando como as idéias expostas no registro estritamente "ensaístico" se configuram no âmbito da representação poética, consumando assim a "utopia" pretendida pelo autor, de fundar novas relações entre as esferas da razão e do sentimento, da ciência e da arte, da objetividade e da subjetividade.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

CASTRO, Érica Gonçalves de. Sobre o ensaísmo de Robert Musil . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 17, p. 103–117, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000100007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38102.. Acesso em: 19 abr. 2024.