Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária

Autores

  • Pedro Heliodoro M. B. Tavares USP; FFLCH; DLM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000200006

Palavras-chave:

Fausto, Teatro de Animação, Kasperltheater

Resumo

Pretendemos, no seguinte artigo, apresentar a história de Fausto através da tradição do teatro de animação e suas influências sobre obras literárias relacionadas ao doutor herético. Baseada em uma personalidade real, a lenda de Fausto remonta à época da reforma luterana. Desde o Volksbuch de Spies, Fausto operou como um exemplo de advertência para a fé recém surgida, que encontrou na técnica do teatro de animação a maneira ideal de difundir sua ideologia. Mais tarde, a advertência tornou-se fascinação em relação a esta personagem, que ganhou fama em sua fusão com a divertida tradição do Kasperltheater. Seguindo as pegadas dessa evolução, podemos certamente entender algumas das direções que a lenda tomou em obras literárias, especialmente no caso do Fausto de Goethe.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

TAVARES, Pedro Heliodoro M. B. Fausto como teatro de animação: suas origens sacro-profanas e influências sobre a tradição literária . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 18, p. 72–99, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000200006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38115.. Acesso em: 25 abr. 2024.