Processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira e aprendizagem de falantes não-nativos de alemão
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1982-88372009000100010Palavras-chave:
memória e linguagem, cognição e linguagem, chunks, produção em língua estrangeira, automatização do conhecimentoResumo
A cognição pode ser definida como um processo de aquisição de conhecimento que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória. Este processo envolve percepção, atenção, memória e ação, e nem sempre acontece de forma consciente. Mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento, é um processo de conversão de tudo o que é captado pelo aprendiz de acordo com sua identidade e suas experiências. Com base nesse conceito, propõe-se um modelo teórico para o processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira, fundamentado em teorias recentes da neurociência sobre memória, aprendizagem e processamento de representações de seqüências freqüentes na língua (chunks) e ilustrado com dados referentes ao alemão como língua estrangeira. Como resultado, nota-se que o conhecimento teórico sobre a língua estrangeira e a capacidade de utilizá-la são habilidades complementares que interagem na aprendizagem da mesma, mas como saberes distintos, e não estágios do mesmo conhecimento determinados pelo tempo de aprendizagem ou armazenamento na memória, como sugerem alguns teóricos da área.Downloads
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Publicado
2009-12-01
Como Citar
STANICH, K.; MEIRELES, S. Processamento cognitivo relacionado à produção em língua estrangeira e aprendizagem de falantes não-nativos de alemão. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 14, p. 179-205, 2009. DOI: 10.1590/S1982-88372009000100010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/48021. Acesso em: 28 mar. 2023.
Edição
Seção
Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik
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