Aprendizagem intercultural na formação de professores de Alemão como Língua Estrangeira no Brasil

Autores

  • Maria Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372012000200012

Palavras-chave:

Aprendizagem intercultural, Alemão como Língua Estrangeira, formação de professores

Resumo

Uma reflexão básica sobre o objetivo da aprendizagem intercultural parece ainda não estar presente nas publicações brasileiras, principalmente na área de Alemão como Língua Estrangeira. Embora a aprendizagem intercultural seja tema de muitos trabalhos da área, o conteúdo e os objetivos parecem ainda ser fixados pelo material didático mais recente do catálogo das editoras alemãs, e isso se reflete na formação dos futuros professores. A solução seria uma integração consequente e sistemática, desde o início do curso, dos conteúdos específicos relativos ao Alemão como Língua Estrangeira no Curso universitário de alemão, através de uma real interdisciplinaridade entre as áreas de Letras e de Ciências Humanas.

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Publicado

2012-12-01

Edição

Seção

Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik

Como Citar

MONTEIRO, Maria. Aprendizagem intercultural na formação de professores de Alemão como Língua Estrangeira no Brasil . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 20, p. 212–223, 2012. DOI: 10.1590/S1982-88372012000200012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/53633.. Acesso em: 19 abr. 2024.