O Brasil de Ulrich Becher no Romanceiro Brasileiro: a harmonia em questão

Autores

  • Ruth Bohunovsky

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2008.62264

Palavras-chave:

Ulrich Becher, Stefan Zweig, imagens do Brasil na literatura de língua alemã

Resumo

Poucas obras marcaram tanto o imaginário acerca do Brasil como o livro de Stefan Zweig intitulado Brasil – um país do futuro , escrito nos anos 1940. No entanto, não obstante a fama desse livro e de sua visão de um Bras il harmonioso, não se deve esquecer que existem livros de outros autores de língua alemã, escritos nessa mesma época, com visões e interpretações acerca do Brasil divergentes daquelas reveladas por Zweig. Neste artigo, são abordados alguns aspectos da imagem do Brasil presentes no Romanceiro Brasileiro, de Ulrich Becher – um autor relativamente negligencia do pelos estudos germânicos. Zweig, na procura por benesses do governo de Getúlio Vargas, dem onstra uma tendência de ocultar possíveis conflitos que poderiam ameaçar a harmonia que ele acredita ter encontrado no Brasil. Ao contrário disso, Becher – para quem esse país foi apenas um lugar de passagem - destaca justamente as contradições e dissonâncias pre sentes, focalizando aspectos conflitantes com uma imagem idílica, como os grandes problemas e injustiças sociais, e chega, assim, a elaborar uma imagem talvez mais plausível do Brasil.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Bohunovsky

    Doutora em Lingüística Aplicada (Tradução) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); atualmente docente na área de alemão na Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Downloads

Publicado

2008-11-05

Edição

Seção

Literatura/ Cultura - Literatur-/Kulturwissenschaft

Como Citar

BOHUNOVSKY, Ruth. O Brasil de Ulrich Becher no Romanceiro Brasileiro: a harmonia em questão. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 12, p. 80–99, 2008. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2008.62264. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/62264.. Acesso em: 16 abr. 2024.