A recepção da obra de Franz Kafka no Brasil

Autores

  • Celeste H. M. Ribeiro de Sousa
  • Eduardo Manoel de Brito
  • Maria Célia Ribeiro Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73707

Palavras-chave:

Franz Kafka, recepção brasileira de Kafka, traduções de Kafka para o português

Resumo

O objetivo do presente ensaio é apresentar um panorama geral da recepção brasileira de Kafka. O texto inicia-se com a justificativa sobre a pertinência da pesquisa e mostra como Kafka, no início de seu processo receptivo, ou seja, 1956, foi traduzido de maneira não sistemática para o português. O primeiro texto publicado no Brasil foi Die Verwandlung, cuja versão alemã data de 1915. Entretanto a narrativa não foi traduzida a partir do alemão, mas sim do inglês. Outros textos foram traduzidos a partir do francês. Traduções diretas do original alemão só vieram a lume a partir de 1983, entre elas: Kleine Fabel, Der Geier, Gibs auf! e Vor dem Gesetz É digno de nota que, já em 1941, publicaram-se ensaios e outras informações sobre Kafka e sua obra, portanto muito antes das traduções das obras propriamente ditas. Em agosto daquele mesmo ano, por exemplo, Otto Maria Carpeaux escreveu o primeiro artigo sobre o autor no jornal Correio da Manhã. A obra de Kafka é hoje tema de inúmeras pesquisas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celeste H. M. Ribeiro de Sousa

    A autora é doutorada em Literatura Alemã e pós-doutorada em Teoria Literária e Literatura Comparada. Atualmente é pesquisadora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã da USP. É ainda fundadora e coordenadora do grupo de pesquisa RELLIBRA e coordenadora do GT Literaturas Estrangeiras da ANPOLL.

  • Eduardo Manoel de Brito

    O autor é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã.

  • Maria Célia Ribeiro Santos

    A autora é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã.

Downloads

Publicado

2005-12-17

Edição

Seção

Literatura – Literatur

Como Citar

SOUSA, Celeste H. M. Ribeiro de; BRITO, Eduardo Manoel de; SANTOS, Maria Célia Ribeiro. A recepção da obra de Franz Kafka no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 9, p. 227–253, 2005. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2005.73707. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/73707.. Acesso em: 24 abr. 2024.