Interkulturelles Lernen und lehrbuchgestütze, individualisierende Unterrichtsformen im schulischen DaF-Unterricht

Autores

  • Stephan Baumgärtel

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73943

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem intercultural, aprendizagem de línguas estrangeiras, individualização de atividades didáticas

Resumo

Este ensaio discute as possibilidades de integrar os aspetos linguísticos e semânticos da abordagem didática intercultural para o ensino de alemão como língua estrangeira. Baseando-se na concepção de alteridade como uma noção relacional, isto é, a imagem do outro depende fundamentalmente da compreensão da própria cultura e das historias, valores e realidades sociais inscritas nela, o artigo propõe uma didática que use o ensino de formas morfosintáticas para instigar reflexões interculturais. Além disso, propõe-se uma didática voltada às reações individualizadas por parte dos alunos para poder aproveitar plenamente as diferenças das noções do próprio e do outro. Neste contexto, sugere e discute-se atividades didáticas que permitam fazer uso do livro didático para criar e explorar material interculturalmente significante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Stephan Baumgärtel

    Der Autor ist Professor Substituto an der Universidade Federal de Santa Catarina und hat als Bundesprogrammlehrkraft im Lehrerausbildungsprogramm “Programa Magister” des Erziehungsministeriums von Santa Catarina in Chapecó/SC (1998/99) und Jaraguá do Sul/SC (2000/01) gearbeitet.

Downloads

Publicado

2005-12-17

Edição

Seção

Lingüística e Lingüística aplicada – Linguistik und angewandte Linguistik

Como Citar

Interkulturelles Lernen und lehrbuchgestütze, individualisierende Unterrichtsformen im schulischen DaF-Unterricht. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 9, p. 327–344, 2005. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2005.73943. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/73943.. Acesso em: 29 mar. 2024.