O uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83

Autores

  • Lívia dos Santos Marques Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837213365

Palavras-chave:

Ensino de língua alemã, aspectos socioculturais, linguísticos, ideológicos e político-sociais, uso de seriados em sala de aula, Deuschland 83.

Resumo

Os seriados televisivos vêm se destacando como opção de lazer bastante recorrente entre pessoas de diferentes faixas etárias, em especial, dentre estudantes. Diante disso, este trabalho tem como objetivo abordar as vantagens do uso de tal material para o ensino de aspectos linguísticos, político-sociais, ideológicos e socioculturais de língua alemã. Trata-se do recorte de uma pesquisa que se encontra ainda em desenvolvimento, no qual destacaremos o seriado Deutschland 83. Ressaltaremos a importância do uso de materiais autênticos para o ensino de línguas e a necessidade do ensino com foco em aspectos da cultura estrangeira. Concluímos que o seriado Deutschland 83 é um material com potencial a ser explorado, permitindo que o aprendiz se aproxime da cultura e língua alemã, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno material para gerar uma reflexão sobre sua própria realidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-11-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Lívia dos Santos; ROZENFELD, Cibele Cecílio de Faria. O uso de seriados televisivos no ensino de alemão: aspectos linguísticos, socioculturais, ideológicos e político-sociais em Deutschland 83. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 33, p. 64–86, 2017. DOI: 10.11606/1982-8837213365. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/140881.. Acesso em: 18 abr. 2024.