Assessing Intercultural Competence in Language Teacher Education

Autores

  • Gabriela Marques-Schäfer Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Letras Anglo-Germânicas
  • Danielle de Almeida Menezes Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação
  • Sonia Zyngier Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Letras Anglo-Germânicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372135144

Palavras-chave:

competência intercultural, programas de capacitação, formação de professores, alunos de inglês, alunos de alemão.

Resumo

O presente artigo investiga o(s) conceito(s) de competência intercultural de alunos de graduação de cursos de formação de professores em inglês e alemão. Nesse sentido, graduandos do primeiro e quarto ano de inglês e alemão de uma universidade federal do Rio de Janeiro responderam a duas versões de um questionário construído de tal forma que permitisse aos alunos formular indutivamente o que eles entendiam como competência intercultural e como eles poderiam auxiliar seus futuros alunos a desenvolver esta competência. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo e os quatro grupos foram comparados. Os resultados mostram que os graduandos de inglês e alemão que participaram desta pesquisa apresentam perspectivas diversas sobre competência intercultural. Uma das razões pode ser atribuída à sua formação educacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTMAYER, Claus. Kultur als Hypertext. Zu Theorie und Praxis der Kulturwissenschaft im Fach Deutsch als Fremdsprache. München: Iudicium, 2004.

ALTMAYER, Claus. Landeskunde als Kulturwissenschaft. Ein Forschungsprogramm. Jahrbuch Deutsch als Fremdsprache 32, p. 181-199, 2006.

ALTMAYER, Claus. Instrumente für die empirische Erforschung kultureller Lernprozesse im Kontext von Deutsch als Fremdsprache. In: HU, A.; BYRAM, M. (Org.). Interkulturelle Kompetenz und fremdsprachliches Lernen. Modelle, Empirie, Evaluation. Tübingen: Narr, 2009. p. 123-138.

AVRUCH, Kevin. Culture and Conflict Resolution. Washington DC: United States Institute of Peace Press, 1998.

BANERJEE, SATANJEEV; PEDERSEN, TED. The design, implementation, and use of the Ngram Statistics Package. In: Proceedings of the Fourth International Conference on Intelligent Text Processing and Computational Linguistics, Mexico City, 2003. p 370–381.

BARDIN, Lawrence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIBER, Douglas. CONRAD, Susan; REPPEN, Randi. Corpus Linguistics: Investigating Language Structure and Use. Cambridge: CUP, 1998.

BECHTEL, Mark. Interkulturelles Lernen beim Sprachenlernen im Tandem. Eine dis-kursanalytische Untersuchung. Tübingen: Narr, 2003.

BREDELLA, Lothar. How Is Intercultural Understanding Possible? In: BREDELLA, Lothar; HAACK, Dietmar (Org.). Perceptions and misperceptions: the United States and Germany. Studies in intercultural understanding. Tübingen: Narr, 1988. p. 1-25.

BREDELLA, Lothar; HAACK, Dietmar. (Org.). Perceptions and misperceptions: the United States and Germany. Studies in intercultural understanding. Tübingen: Narr, 1988.

BYRAM, Michael. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

CANAGARAJAH, Suresh. In Search of a New Paradigm for Teaching English as an International Language. TESOL Journal, v. 5, n. 4, p. 767-785, dez. 2014.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições ASA, 2001.

DEARDORFF, Darla K. Identification and Assessment of Intercultural Competence as a Student Outcome of Internationalization at Institutions of Higher Education in the United States. Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 3, p. 241-266, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

HALLIDAY, Michael A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2. ed. London: Arnold, 1994.

HU, Adelheid. Interkulturelles Lernen. Eine Auseinandersetzung mit der Kritik an einem umstrittenen Konzept. Zeitschrift für Fremdsprachenforschung, v. 10, n. 2, p. 277-303, 1999.

JOHNSON, Karen. Second Language teacher education: a socio-cultural perspective. USA: Routledge, 2009.

KACHRU, Braj. The alchemy of English: The spread, functions and models of non-native Englishes. Oxford, England: Pergamon, 1986.

Koreik, Ulrich. Landeskunde. In: Oomen-Welke, Ingelore.; Ahrenholz, Bernt. (Org.). Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren, 2013. p. 1478-1483.

KRAMSCH, Claire. Language and Culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.

KRAMSCH, Claire. Context and Culture in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRUMM, Hans-Jürgen. Curriculare Aspekte des interkulturellen Lernens und der interkulturellen Kommunikation. In: BAUSCH, Karl-Richard; CHRIST, Herbert; KRUMM, Hans-Jürgen. (Org.): Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5. ed. Tübingen: A. Francke, 2007. p. 138-144.

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela. Deutsch lernen online. Eine Analyse interkultureller Interaktionen in Chat. Tübingen: Narr, 2013.

MEC/SEF. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MEC/SEF. Conhecimentos de Línguas Estrangeiras. In: Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Volume 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2006.

MEC/SEF. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2016.

PAULDRACH, Andreas. Eine unendliche Geschichte. Anmerkungen zur Situation der Landeskunde in den 90er Jahren. Fremdsprache Deutsch. Zeitschrift für die Prazis des Deutschunterrichts, v. 6. München: Klett International, 1992. p. 4-15.

PIEPHO, Hans-Eberhard. Kommunikative Kompetenz als übergeordnetes Lernziel im Englischunterricht. Dornburg-Frickhofen: Frankonius, 1974.

RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache. Stuttgart/Weimar: Metzler, 2012.

SCARLETT, W. GEORGE; PONTE, IRIS CHIN; SINGH, JAY P. Approaches to Behavior and Classroom Management: Integrating Discipline and Care. UK: SAGE Publications Ltd., 2009.

SCOTT, MICHAEL. WordSmith Tools version 2. Oxford: Oxford University, 1997.

STANKE, Roberta. Landeskunde na formação universitária do professor de alemão como língua estrangeira. In: BOLACIO, Ebal; FUNK, Hermann (Org.). Kulturdidaktik im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Deutsch lehren und lernen – kooperativ-kompetent-kreativ. Rio de Janeiro: APA, 2014. p. 201-218.

VAN PEER, Willie; HAKEMULDER, Frank; ZYNGIER, Sonia. Scientific Methods for the Humanities. Amsterdam: John Benjamins, 2012.

Publicado

2018-07-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES-SCHÄFER, Gabriela; MENEZES, Danielle de Almeida; ZYNGIER, Sonia. Assessing Intercultural Competence in Language Teacher Education. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 35, p. 144–169, 2018. DOI: 10.11606/1982-88372135144. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/147887.. Acesso em: 16 abr. 2024.