Ernst Jünger

figuras do conservadorismo

Autores

  • Victor de Oliveira Pinto Coelho Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372237129

Palavras-chave:

Ernst Jünger, história, conservadorismo

Resumo

O artigo visa a uma análise comparativa das obras de Ernst Jünger O trabalhador e Nos penhascos de mármore. O objetivo é demonstrar que o conservadorismo do autor abrange essas duas obras, que representam fases distintas: a primeira marcada a busca pela junção do mecânico e do orgânico através do realismo heroico, e a segunda pela busca por uma Ordem transcendente. Assim, se houve, por um lado, uma mudança política do autor, que se afasta definitivamente do horizonte nazista através do caráter alegórico de Nos penhascos de mármore, por outro lado, sua obra continua ligada a uma ênfase aristocrática e conservadora numa Ordem que determina a vida. Nesse sentido, buscamos as similaridades entre figuras e imagens delineadas pelo autor em O trabalhador, Nos penhascos de mármore, assim como outras obras do período do entreguerras.

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Publicado

2019-02-22

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Teoria da História

Como Citar

COELHO, Victor de Oliveira Pinto. Ernst Jünger: figuras do conservadorismo. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 37, p. 129–157, 2019. DOI: 10.11606/1982-88372237129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/155119.. Acesso em: 19 abr. 2024.