O desestranhamento em relação ao alemão na aprendizagem do idioma: um processo de aproximação ao "outro" sob a perspectiva da competência intercultural

Autores

  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Letras; Programa de Pós-Graduação em Linguística
  • Nelson Viana Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Letras; Programa de Pós-Graduação em Linguística

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1982-88372011000100014

Palavras-chave:

imagens sobre a língua alemã, desestranhamento, competência intercultural

Resumo

Sob uma perspectiva crítica, são abordadas neste artigo, imagens sobre a língua alemã e seus falantes, apresentadas por estudantes universitários brasileiros, interessados em aprender esse idioma ou engajados em estágio inicial de sua aprendizagem. O propósito é discutir evidências de imagens estereotipadas, bem como refletir sobre possíveis decorrências dessas imagens no/para o processo de ensino-aprendizagem da língua, buscando, com isso, apontar a importância de se considerar como objetivo relevante no ensino de alemão, a necessidade de um percurso de "desestranhamento" do idioma, por meio de enfoque metodológico orientado para auxiliar os aprendizes no processo de desenvolvimento de competência intercultural. Tais reflexões têm como base pressupostos teóricos como as noções de outro e de próprio, as concepções de competência intercultural e de ensino intercultural, e resultados obtidos em pesquisa desenvolvida no campo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (alemão).

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Língua/ Linguística - Sprache/Linguistik

Como Citar

O desestranhamento em relação ao alemão na aprendizagem do idioma: um processo de aproximação ao "outro" sob a perspectiva da competência intercultural . Pandaemonium Germanicum, São Paulo, n. 17, p. 259–288, 2011. DOI: 10.1590/S1982-88372011000100014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/38109.. Acesso em: 28 mar. 2024.